domingo, dezembro 03, 2017

Ciao!



Edição Portuguesa

Eu sou suspeita porque adoro contos de fadas e as releituras sempre chamam a minha atenção. Já tinha lido a edição portuguesa de um livro desta série da Eloisa James e agora me entreguei à delícia deste lançamento da Editora Arqueiro.
E só pra constar: apesar do vestido azul, Cinderela não é a minha princesa favorita, ok?

Um beijo à meia-noite – Eloisa James – Arqueiro
(A kiss at midnight - 2010)
Personagens: Katherine Daltry e príncipe Gabriel Augustus-Frederick William von Aschenberg of Warl-Marburg-Baasfeld

Katherine tinha perdido o posto de herdeira da casa Daltry após o pai morrer e a madrasta Mariana assumir o comando e deixar tudo desgovernado com gastos fúteis e nenhuma gestão dos arrendatários. Agora, tinha sido forçada a se passar pela irmã Victoria e convencer o tio do noivo a apoiar o casamento. O problema é que Gabriel – o tal tio – era um príncipe estrangeiro que morava em um castelo no interior comprometido com uma princesa russa e responsável por uma família bem excêntrica. E que era o abuso, a arrogância e a tentação em forma humana. Com apoio de uma desbocada e segura (fada)madrinha, Kate teria que sustentar o fingimento e não cair nos braços do príncipe, afinal ele que nunca se casaria com alguém como ela.

Comentários:

- Já disse que amo contos de fadas e/ou releituras? Ótimo. Sabe o que também amo? Diálogos inspirados. E aqui tem de sobra. Houve momentos em que enxergava claramente as cenas e ficava imaginando os personagens falando tudo como se fossem cenas de filmes. Aliás, daria uma adaptação televisiva muito divertida. Porque a gente percebe que não é nada forçado, são realmente os que eles sentem.

- Ah, outra coisa que eu amo? Construção inteligente de personagens. A gente encontra as referências de forma bem clara e bem interessante para o andamento da obra – e nem tudo é igualzinho à matéria-prima.  Confesso que amei as escolhas feitas pela autora, que criou personagens com vida própria, independente de ser “este” ou “aquele” que aparecem no conto original.

- Gostei também de que Kate seja uma heroína forte, porque para sobreviver à madrasta sem noção e proteger as pessoas que ela amava não é para qualquer uma. Gostei de ver que ela não se apaixonou num passe de mágica pelo príncipe. Ela é curiosa e corajosa, assumindo as consequências de suas decisões. Gostei muito do príncipe Gabriel não ser o príncipe idealizado. Era um homem com responsabilidades, frustrações, sonhos e também com defeitos: no início do livro, há momentos em que você adoraria arremessar algo na carinha arrogante dele sem o menor remorso. Para nossa alegria, Kate (se passando por Victoria) não perde uma chance de empurrá-lo verbalmente para fora do pedestal.  

- A trama gira em torno da mentira de Kate pelo bem da irmã e do noivo bonzinho e tontinho Algie, do casamento por contrato necessário para Gabriel cuidar dos parentes. Na convivência forçada durante a estada que terminaria em um baile suntuoso de provável anúncio de noivado, a relação entre Kate e Gabriel muda de figura e passa a ser o que ambos gostariam de ter mas sabem – por motivos próprios a cada um – que não podem. Neste meio tempo, temos outros personagens que atuam como a consciência de ambos – Wick e a impagável Henry são escudeiros e apoiadores maravilhosos, que compram as brigas inclusive contra eles mesmos.

- Você está esperando o quê para ler este livro? #MadreHooligan tem desculpa, porque, desta vez, fui mais rápida que ela e peguei primeiro. Mas ela já está de olho comprido no “livro de capa azul que eu vi que chegou e nem pense em esconder de mim”. O livro é muito bom, não deve ser escondido, mas compartilhado! Diálogos divertidos, adaptação inspirada, personagens bem construídos e ainda tem baile com hora para sair e sapatinho de cristal. Conto de fadas em ambientação histórica. Cenas engraçadas, apimentadas, românticas e tocantes. Repito: você está esperando o quê para ler este livro?

- Ah, já comentei que um dos contos de fadas que mais amo – tanto que volta e meia é citado aqui no Literatura de Mulherzinha – é O Patinho Feio? Deem uma olhada na lista abaixo e adivinhem qual será o próximo lançamento da série. Arqueiro, eu te amo!

Série Contos de Fadas (Fairy Tales)
1. A Kiss at midnight - O beijo encantado – Um beijo à meia-noite - Kate e príncipe Gabriel (Cinderela)
1.5. Storming the castle – Wick e miss Philippa Damson (novella – ele é irmão do príncipe Gabriel)
2. When Beauty tamed the beast – Milagre de Amor – Quando a bela domou a fera - Linnet Berry Thrynne e Piers Yelverton, conde de Marchant (A bela e a fera)
2.5 Winning the wallflower - Lucy e Cyrus (relacionado ao livro The Duke is mine)
3. The Duke is mine – Tarquin e Olivia (A princesa e a ervilha)
4. The ugly duchess – A duquesa feia - Theodora Saxby e James Ryburn (Patinho Feio)
4.5. Seduced by a pirate - Pheobe e Griffin (relacionado à The ugly duchess)
5. Once upon a tower - Edith e Gowan (Rapunzel)
Ps.: Arqueiro, que tal lançar as novelas relacionadas à série? Nem me importo se for em e-book ou em um livro único com as três histórias. Tenho muito interesse em saber mais sobre o destino do Wick, ele foi tão incrível em Um beijo à meia-noite!


Bacci!!!


Beta
Reações:

0 comentários :

Postar um comentário