sábado, outubro 28, 2017

Ciao!




Finalmente o desfecho da série “As Modistas” em um livro que completa a série, ao mesmo tempo, também é um spin-off ao promover à protagonista a principal coadjuvante das tramas anteriores.
Vai dizer que você não tinha curiosidade em saber o destino de Lady Clara Fairfax?

Romance entre rendas – Loretta Chase – Editora Arqueiro (As Modistas 4)
(Dukes prefer Blondes - 2015)
Personagens: Lady Clara Fairfax e Oliver Radford

A mais bela, desejada e disputada jovem da aristocracia se especializou em recusar os pretendentes – o que causava grande desgosto à mãe, que sonhava em vê-la casada com um duque e não aceitava as indiretas e alfinetadas das rivais. No entanto, a filha só queria sair da redoma em que fora confinada. Ao assumir a responsabilidade de ajudar um casal de irmãos desafortunados, o caminho dela se cruzou (novamente) com o do advogado Oliver Radford, o Corvo. Lady Clara Fairfax era totalmente fora do alcance de alguém como ele, do ramo trabalhador de uma família nobre. Mas o mais racional e lógico dos homens não conseguiu se convencer disso...

Comentários:

- O mais improvável dos pares é quem conduz a trama. Lady Clara queria ser e se sentir útil e abraçou uma causa que deveria ser ignorada, se ela se comportasse como as outras damas. Mas estava cansada de ser sufocada pelas normas impostas às mulheres, ainda mais as bem-nascidas como ela, que servia apenas para ser negociada pelo melhor preço e status no mercado de casamentos nobre. Ao decidir ajudar uma menina atendida em uma organização assistencial patrocinada pelas irmãs Noirot a encontrar o irmão, cooptado por grupos criminosos, ela se viu dependendo da ação de um advogado que tinha conhecimentos não muito adequados para uma dama aristocrata.

- Oliver demorou para reconhecer na jovem ousada a menina que defendera quando criança. Ele sabia todas as restrições que uma possível associação entre eles causaria à reputação de ambos, mas temia que Lady Clara resolvesse agir por conta própria. Contra seu lado racional, mergulhou em uma trama de resgate para agradá-la e depois se viu cada vez mais embolado nas consequências dos erros. E o número de erros só aumentava... 
“– O senhor não tem noção de como é a minha vida no mundo que chama de fantasia – prosseguiu ela, no mesmo tom tenso – Não sabe o que é passar a vida inteira numa redoma, com todos ao seu redor protegendo-o principalmente de si mesmo, porque acham que não se comporta como uma garota deveria se comportar. Não sabe o que é assistir a seus irmãos irem à escola, fazer novos amigos e ter aventuras que nunca terá. Não sabe o que é ser repreendido por ler demais e por saber demais. Não sabe o que é ser ensinado a esconder a sua inteligência, caso contrário assustará os cavalheiros; e a sufocar suas opiniões pois as damas não devem pensar por conta própria, devem sempre concordar com os homens. – Ela bateu o pé. O senhor não sabe nada sobre mim. Nada!” 
- Temos o duelo de duas personalidades fortes, combativas. Uma restrita por normas sociais. Outra voluntariamente afastada do cenário aristocrático para fazer a diferença e se sustentar. O amor não vai aparecer em derramadas declarações, mas nas entrelinhas de duelos verbais, ironias e do desejo de um desafiar cada vez mais a inteligência do outro. Talvez cause algum estranhamento em leitores mais afeitos à textos mais românticos (cofcofcof#Madrehooliganchioucofcofcof), mas, depois que eu entendi a dinâmica do casal, me vi ansiando por mais diálogos. E a cada consequência que eles tinham que lidar, precisavam aprender a contornar, resolver ou reverter a seu favor.

- Os dois são inteligentes e perceberam que não havia melhor parceiro, alma gêmea, metade da laranja, tampa da panela para um que o outro. Mas, para isso, teriam que lidar contra convenções sociais, resistências familiares e algumas ameaças à vida. Imagina se não dariam conta.

- Temos citações e participações de personagens que participam dos livros anteriores. Marcelline, Sophia e Leonie estão de volta em um momento crucial para os destinos de Lady Clara e do Corvo. E eu adorei a autora explicar no fim outros cameos de personagens dela de outros livros e algumas licenças que adotou na criação da história.

- Agora com a série concluída espero que a Arqueiro publique mais livros, porque o estilo da Loretta Chase é bem divertido e estimulante de se acompanhar.

As Modistas - The Dressmakers
1 – Seduçãod a seda – Silk is for seduction – Marcelline Noirot e Gervaise Angier, duque de Clevedon
2 - Escândalo de cetim  – Scandal wears satin – Sophia Noirot e Harry Fairfax, conde de Longmore
3 – Volúpia de Veludo – Vixen in Velvet – Leonie Noirot e Simon Blair, marquês de Lisburne
4 – Romance entre rendas – Dukes prefer blondes – Lady Clara Fairfax e Oliver Radford, o Corvo


Bacci!!!


Beta
Reações:

0 comentários :

Postar um comentário